Complexo
Gengivite-Estomatite

Reunimos tudo sobre a doença que atinge cães e gatos. Tire sua dúvidas, entenda mais sobre o assunto e receba ajuda para procurar um veterinário ou tratamento. 

O QUE VOCÊ IRÁ VER

O que é?

Entenda mais sobre a doença

Principais Sintomas

Saibba o que observar em seu cão ou gato

Tratamentos Existentes

Tratamentos tradicionais e alternativos

Dúvidas Frequentes

Perguntas mais comuns e ajuda

Precisa de um veterinário?

Visão geral sobre a doença

A gengivo-estomatite crônica felina (GECF), é popularmente conhecida como estomatite/gengivite felina. É uma doença que acomete com frequência gatos domésticos, de raça ou não, e pode ser considerada muito delicada para o médico veterinário e até mesmo desesperante para o dono do gato, devido à sua frequência, severidade das lesões e a grande dificuldade de tratamento com métodos tradicionais, que são: medicamentos, intervenção cirúrgica ou combinação de ambas.

As respostas ao tratamento também são muito variadas, podendo cada animal reagir de maneira diferente. Por isso, é sempre importante realizar uma avaliação individual de cada felino durante o acompanhamento do tratamento.

%

dos gatos tem chances de contrair a doença

GATOS SÃO TRATADOS TODOS OS MESES NO BRASIL

O que é a Gengivite e Estomatite em Gatos?

A gengivite ou estomatite felina é uma doença infecciosa inflamatória, que evolui gradualmente e é considerada crônica, ou seja, é uma doença que persiste por períodos maiores que 06 meses e não se resolve em um curto espaço de tempo com métodos tradicionais. Contudo, já existem alguns métodos alternativos seguros, como o tratamento com células-tronco veterinárias, que tem apresentado resultados surpreendentes e rápidos. Infelizmente são muito poucos veterinários aptos a ministrar este tratamento.

A estomatite ou gengivite em felinos causa uma série de lesões na mucosa da boca e garganta do gato e as feridas se agravam cada vez mais caso não haja o tratamento. Por isso, é muito importante levar seu animal de forma periódica ao veterinário.

Principais Sintomas da Estomatite/Gengivite

A infecção por estomatite/gengivite geralmente inicia com uma pequena inflamação (vermelhidão) nas gengivas e vai evoluindo gradualmente, podendo apresentar alguns dos seguintes sintomas:

  • Lesões ulcerosas na cavidade bucal e na língua
  • Salivação excessiva
  • Mau hálito
  • Dificuldade para comer (perda de peso)
  • Manifestação de dor pelo animal quando se tenta abrir sua boca

Como Tratar o seu Gato ou Cachorro?

O tratamento da gengivite ou estomatite em felinos muitas vezes é frustrante tanto para o veterinário quanto para o proprietário do animal. Na maioria das vezes são ministrados antibióticos, anti-inflamatórios, imunomoduladores e suplementos junto de uma higienização diária das feridas, que é bem dolorosa para o animal. Mas a verdade é que por mais que todos esses medicamentos ajudem, eles não resolvem o problema de do animal totalmente ou demoram muito para resolver.

Em alguns casos é preciso se extrair alguns dentes do animal. O procedimento deve ser avaliado e realizado por um especialista em Odontologia Veterinária. Jamais faça qualquer tratamento em casa!

Cuidados com o Seu Animal Doente

Mesmo em casa, é muito importante adotar certos cuidados que podem vir a ajudar o seu gato:

  • Mudar a alimentação do seu felino e dar uma ração cuja textura seja pastosa e que possa comer sem grande dificuldade.
  • Em muitos casos o seu gato não conseguirá comer sozinho, por isso é importante que você o leve até a comida e incentive ele a comer (dando uma provinha em sua boca, por exemplo).
  • Se o seu gato perdeu muito peso e além disso come pouco, talvez seja conveniente dar-lhe algum complemento nutricional, mas sempre sob a supervisão veterinária.

Tratamentos Alternativos para Estomatite ou Gengivite

Muitos proprietários ficam apreensivos com a extração dos dentes do animal, o que é normal. E por mais que este seja um tratamento que apresenta grande taxa de sucesso, alguns tratamentos alternativos totalmente seguros podem evitar que se precise extrair os dentes do seu gato. Estamos falando do tratamento da estomatite ou gengivite em gatos com células-tronco veterinárias!

ATENÇÃO

Este conteúdo é meramente informativo, escrito por leigos e não substitui, em hipótese alguma, a consulta a um médico veterinário ou serviços especializado. Não utilize as informações deste site para realizar diagnósticos ou aplicar medicamentos e tratamentos por conta própria.